Trocando o Pelomenos...

quinta-feira, julho 01, 2010 Clovisnáilton

Como vocês sabem, estou louquinho de vontade de trocar de carro. Andar de fusca é bom, mas andar SÓ com fusca é osso!


Eu já andei em outros automóveis mais confortáveis, claro (quando pego um táxi, à serviço, por exemplo) e, cá pra nós, ando numa vontade de entrar num financiamento para adquirir um... novo bólido.


E ando vendo muita oferta nas lojas, viu?


VECTRA 1994
Achei um deste aí, azul mesmo, por um preço até... pagável. É um bom carro, principalmente para quem curte um conforto. Bancos assim, 99% melhor que os do Pelomenos, ar-condicionado, 5 marchas, bagageiro muito espaçoso, visibilidade 101% melhor que a do fusca... enfim, um carro de classe! Tá certo que o 1999 é melhor que o 1994 e que o 2010 é também imensamente melhor que o 2000... mas eu posso comprar um Vectra ZERO QUILÔMETRO? Não, não posso, não tenho "bala na agulha". Depois que o Tãozinho comprou o carro dele, gente... eu preciso de comprar um carro, no mínimo, similar. Se eu faço uma força à mais e pego um Vectra 97, por exemplo... eu fico sem grana para pagar a gasolina. Entende? Ow, a vida é difícil demais, minha gente... vendo o olho e fico com os óculos...


TIPO 1995
O Tãozinho comprou um, mas não me lembro agora que ano é o Tipo dele. Dá até para encarar umas prestações, viu? Mas o foda é ficar um depois falando que o tipo de um é melhor que o tipo do outro, que o tipo tá fazendo tantos por litros e o seu tipo faz quanto?, que o tipo zero não existe, mas o tipo velho é o escambau do ingabaú e a porra toda pode gerar um desconforto com nossa amizade. Se eu pegar um Tipo, vai ser em último caso, já que nem gosto tanto do carro assim. Quer dizer, em termos de dinâmica, conforto, de motor (alguns 1.6 andam bem e bebem ligeiramente acima da média dos 1.6 da vida)... é um bom carro. Lógico que se colocando uma roda esportiva, rebaixando, deixando os bancos ligeiramente inclinados... e se você passar muito rápido, o pessoal acha que é um A3...


FIESTA 1994
Taí um carro feio, mas econômico. Assim, em se comparando com o Pelomenos... tá, eu troco! Duas portas, porque o 4 portas é feio de doer. Aliás, o Fiesta, este modelo aí (os novos não, os novos são muito, mas muitos estilosos, charmosos e quem dera eu pudesse ter grana para comprar um) deveriam ser chamado de Velórium, de tão feio que é! Ô carro desconjuntado! Quando lançou eu já achava feio... depois de velho, mais feio ficou. Ele é um misto de quadrado com formas triangulares, parece um Peugeout 106 abrasileirado (ouvi falar que ele é argentino... será?), mas tem uma autonomia beleza. Visibilidade boa (aliás, qual carro com visibilidade pior que a do fusca?) e um bom conjunto de passar marcha, troca música no rádio e abertar o pisca alerta. O bom é a economia, só... para pegar mulher, ichi... ter um deste é praticamente sinônimo de bater uma bronha sábado à noite, chegando em casa! Tá, eu compraria... mas só pela economia (porque punheta por punheta, tanto faz com o fusca ou o Fiesta velho...).


KADETT 1992
Eu achei um Kadett 92 numa loja de usados que vou te falar uma coisa: um show! Se eu tivesse grana e se o preço pedido não desse para comprar um UNO sete anos mais novo (1999), eu poderia até pensar no negócio. Sério, gente... o carro tava novinho demais! Parecia que tinham até errado quando voltaram o velocímetro, de tão novo! Sim, porque com certeza voltaram o velocímetro. Só 87 mil quilômetros rodados? Faz as contas: ano de 2010 menos 1992 dá 18 anos rodando com o Kadett! Dividimos agora os 87 mil quilômetros por 18 e achamos 4.833 quilômetros POR ANO! Tudo bem que o carro estava novo, mas assim, só 87.000 machuca no nosso sentimento de comprador, né? Vai ver que erraram mesmo no retrocesso, quem sabe! Este foi o único Kadett que merecia ser comentado... o resto, só restolho!


LADA 1990
Eu cheguei numa loja com o Pelomenos e o vendedor, muito atencioso, me mostrou diversos carros que eu poderia adquirir. Me mostrou Corsas, Fiats, Unos e Chevettes. Eu não agradei de nenhum deles, pois, além de não dispor da grana para comprá-los, ainda não era AQUEEELE carro dos meus sonhos! Foi quando me despedi do vendedor, agradecendo a presteza no atendimento e guardando o cartão quando ele me viu entrando no meu fusca. O cara então fez uma coisa que eu nunca vi na vida, até aquele dia: ELE SE OFERECEU PARA PEGAR MEU CARRO NA TROCA DE UM OUTRO. Ele, aliás, falou que me voltava R$ 3.000,00 no meu Pelomenos em troca do Lada que ele tinha no pátio. Lada? Que Lada? Ele não me mostrou nenhum Lada? Confesso que, primeiramente, fiquei tentando lembrar que carro era um "Lada". Ele me levou para quase no final do galpão e me mostrou o LADA! Taí... meu fusca perto do Lada é Porshe! Crendeuspai...


CHEVETTE 1991

Perdoe, meu amigo, se você tem um Chevette... mas Chevette é carro de pobre! Tudo bem que tem muitos chevettes bons, baratos, com mecânica boa, suspensão filé... mas de tanto que a pobraiada comprou Chevette, arrancou todas as molas da suspensão e, por algumas voltas, "acreditou" estar num carro esportivo que o automóvel passou do status normal para "barango nível 10". Eu não compraria, jamais, um Chevette! Acho cafona! Se ele é melhor que o fusca? Ah, claro que é! O motor chevrolett é um dos melhores já inventados; o carro não é nem um bólido, mas não deixa de ser um fraco; tem um toque esportivo para caramba... mas, infelizmente, a marca queimou com a classe pobre dos ouvintes de funk carioca! Eu vejo um Chevette e logo penso: "deve ser pobre". Pode ser que um dia eu pague língua, mas Chevette... nem em sonho!


KA 1994
É pequeno, é apertado, 2 portas, econômico, a gente sabe quando tá dando problema no motor e escutamos todo o carro quando há algum problema de falta de lubrificação ou um parafuso/porca solta ou por soltar. Eu já viajei em alguns, de colegas meus, e a sensação é de um certo desconforto nos primeiros 5 quilômetros e desespero total, quando chegamos próximo aos 380 quilômetros, podemos dizer, a poucos metros do mar ou de algum sítio/fazenda. É carro para quem tem, no máximo, um cachorrinho pequinês ou um gato. Se colocar 4 pessoas no carro, como fazíamos nos carnavais passados, é pedir para morrer! Econômico ele é, isso é verdade! E até tem um certo charme, faz lembrar o fusca, pelas formas arredondadas. Uma vez, logo quando lançaram, um conhecido até falou: "Clóvis... o Ka vai ser o novo fusca no futuro". Só se for o New Beatle! Como não tenho nem passarinho para criar... acho que pegaria um Kazinho pra mim, viu? Numa boa... pensar a respeito!


E é isso aí, meus leitores! Se hoje à noite eu conseguir, quem sabe, acertar 14 pontos na Lotofácil (que paga na faixa de R$ 1.200,00 à R$ 2.600,00), junto com o valor que consigo na venda do meu fusca e, quem sabe, pego um carro mais atual, hein? Mas tem que ser um carro econômico, que não vá me deixar na mão, um carro com uma boa aerodinâmica, um carro atraente, com motor em ótimo estado, com o interior irretocável e disponibilidade para MP3.


Ah, mas um dia eu tiro o pé da jaca...

0 comentários:

Postar um comentário