Decisões

quinta-feira, março 25, 2010 Clovisnáilton

Já percebeu como a vida de pobre é só decisão? É como se o pobre estivesse ETERNAMENTE numa encruzilhada... e ele tem que decidir rápido, senão vem outro pobre e pimba!

É o caso de emprego. Pobre, com o ginasial incompleto, fluência na língua do morro, procurando emprego. E ele tá empregado! Mas ele tá ganhando tão mal, mas tão mal que vende seu vale transporte para poder comprar gás de cozinha para o mês. De repente, ele acha um lugar para trabalhar... um lugar similar o seu, um outro supermercado, quase do concorrente. Se ele fala para seu chefe que vai mudar de emprego, vai ter que pedir demissão, porque seguramente o seu superior não vai querer, jamais, te demitir para você pegar seu FGTS. E enquanto isso, o novo emprego tá lá, te esperando, de braços abertos. Decide, decide... ah, outra encruzilhada: você quer pegar seu FGTS, então tem que arrumar um jeito de ser mandado embora! Que acha de fazer cera no serviço ou, quem sabe, faltar alguns dias e aparecer com um atestado médico? Pobre faz muito isso quando quer ser mandado embora... mas será que cola? Outra decisão: como fazer para ser mandado embora... sem justa causa, é lógico! Outra decisão: vai correr o risco da justa causa ou vai abrir o jogo para o seu chefe? E enquanto isso, o novo emprego esperando. E se desobedecer uma ordem direta da chefia? Pior... leva uma advertência... e todo pobre sabe que 3 advertências é chuveiro! Chuveiro frio!! E o outro emprego lá. Calçar a cara de coragem e decidir abrir logo o jogo: "estou indo para outro emprego, na mesma função, onde vou ganhar R$ 25,00 a mais e com um detalhe importante: lá é mais próximo de casa. Gostaria de ser demitido, para poder pegar meus R$ 960,00 de FGTS... devolvo, sem problema, os 40% pro senhor". 

Decisões! E para pobre, decisão tem que ser pá-e-bola! É um olho no peixe, outro no gato! É cuspir para cima e já sair vazado! 

Sim, meus amigos... estou propenso a sair daqui do Supermercado. E estou tentando achar um meio de convencer o Seu Barbosa a me demitir. Qual o melhor argumento?

Preciso, como bom pobre que sou, decidir isso o mais urgente possível. Sabe porque, né? Porque pobre não tem outra opção à não ser decidir o que é melhor para ele, não tem outra chance.

É o caso duma vez que fui atropelado. Eu estava igual besta, olhando os prédios e esqueci que estava no meio da rua. Vieram dois carros: um Corcel 79 e um Audi zerado. Mas os dois vieram assim, do nada... e eu tinha uma fração de milésimo de segundo para decidir o que iria fazer. Dava para correr? Dava, mas certamente um dos automóveis iria me acertar. Se eu continuasse minha trajetória, o carro que iria resvalar em mim seria o Corcel. Se eu tentasse dar meia-volta e correr para o passeio, fatalmente não iria fazer este jogo de corpo em tempo de sair da frente do Audi. Aí lembrei duma coisa muito importante: o cara do Audi tem grana para uma possível ação judicial por atropelamento, o do Corcel nem para comprar papel higiênico. Muito melhor dar a meia volta, ou melhor, tentar retornar para o passeio originário do que acelerar um ou dois passos e ser chapuletado pelo Corcel. Ah, e o ABS? Qual a possibilidade dum Audi e um Corcel pararem ao mesmo tempo? O Audi, com suas tecnologias de ponta, poderia parar um centímetro de mim... e eu estava apostando nisso. Ou seja, mesmo eu fazendo o retorno e tentando me salvar no passeio, poderia contar com o freio do Audi, que me salvaria dum provável atropelamento... diferentemente do Corcel, que poderia até passar por minha cabeça, estourando assim, um pneu e vindo a colidir, inclusive, no muro ou num poste. Decisão! Era eu ou eu, era o Audi ou o Corcel. 

Que aconteceu? Eu decidi que, se fosse morrer atropelado, morreria atropelado por um carro de luxo, caro para caráleo. Tentei voltar e o Audi deu um esbarrão na minha perna. Tudo bem que a marmita abriu toda na Sansonite, todo mundo parou para ver e fiquei com cara de tacho... mas tomei a decisão correta! Primeira vez que andei num Audi. E não era um Audi qualquer... olha aí o modelo:




E o Corcel? O Corcel passou vazado, fi... decidi bem, e na hora! O senhor lá do Audi me levou para um hospital, só à passeio mesmo! Foi uma decisão acertada...

1 comentários:

Cleobergson disse...

Decisões...Relaxe Clóvis talvez vc nem tenha que tomar essa decisão, olhe aí os 35 milhões do Sábado de Aleluia!!!E quando a ser atropelado, sempre prefira ser atropelado por um carro de luxo.Isso me lembra uma vez que quase fui atropelado por um carro forte.Mas isso acontecesse, provavelmente eu não estaria aqui para contar!

Postar um comentário