Aquecedor solar subsidiado?

quinta-feira, setembro 23, 2010 Clovisnáilton

Gente... minha mãe, a Dona Cotinha, me pediu para pagar a conta de energia elétrica este mês. Quase caí pra trás.

Gente... caro demais, minha gente! Meu pai, o Seu Celcino, que paga as contas de casa, sobrando para mim ajudar na compra mensal (eu adquiro o 'arroz-e-feijão' lá no supermercado) e nas compras de legumes. Mas este mês sobrou a conta pra mim...

Caro pra caramba. Eu, logicamente, sabia que era caro, mas quando o caro não sai do bolso da gente, não percebemos. Aliás, não percebemos que temos que mudar algumas coisas lá em casa, como, por exemplo, diminuir o tempo gasto com o chuveiro ligado e ficar admirando o interior da geladeira, toda vez que temos que pegar alguma coisa dentro dela.

Aí, dentro do ônibus, vim pensando numa outra forma de economizar energia elétrica. Bem que poderíamos comprar um AQUECEDOR SOLAR para usar na hora do banho, hein? Mas que idéia sensacional!! Cheguei no supermercado e passei o olho no Google, para ver os preços! Quase caí pra trás a segunda vez: o preço dos aquecedores variam de R$ 1.500,00 até o que você imaginar! Ou seja, CARO PRA CARALHO!!!


Sabe que nossos governantes poderiam fazer? Subsidiar (forma de apoio monetário, concedida por uma instituição/entidade/pessoa a outra individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade desta ou o desenvolvimento da própria), minha gente, o segmento dos aquecedores solar para a população de baixa renda. Nós (os pobres) que precisamos, tanto quanto os ricos (que tem condição de bancar), de ter em nossos barracões ou casas (que ainda nem telhado tem), destes aquecedores. Olha pra você vê, por exemplo: na casa do Tãozinho não tem telhado e o sol castiga a laje o dia inteirinho! Quando meu amigo entra em casa, é como se tivesse entrando numa sauna. Sério mesmo! Ele entra, abre todas as janelas e porta e sai de casa! Só entra quando refresca um tiquinho. Aí, quando finalmente entra em casa, vai tomar um banho e tem que gastar energia elétrica. Agora imagina só a laje da casa do Tãozinho com um aquecedor? Dava para distribuir água quente para todas as casas do quarteirão! Lógico que  estou aumentando um pouco, mas pense bem: e se todas as casa daqui da vila tivessem um aquecedor solar? Te garanto que a conta de energia elétrica iria cair pela metade. E pense nisso em nível de cidade, de estado, de país... olha aí a tal da economia de energia que tanto o governo prega (principalmente em época de Horário de Verão).

Por isso, Dilma, Serra ou Marina Silva... precisamos, quando um de vocês chegarem lá, que institua o PROGRAMA BOLSA AQUECEDOR SOLAR para a população de baixa renda. 


Imagina: a gente entra em contato com a Caixa Econômica com um projeto assinado por um engenheiro, um orçamento tanto do aquecedor quanto da mão de obra e, depois da vistoria, recebemos o aval do banco. Depois, podemos pagar o valor em 24 vezes, por exemplo. Bom demais!


LEIA TAMBÉM:







1 comentários:

Idalino Ronei disse...

Para quem não pode ou não quer gastar em torno de R$ 1.500,00 com um Aquecedor, existem alternativas. Uma delas é utilizar garrafas de refrigerantes de dois litros e caixas de leite longa vida. Na Internet existem vários sites dando dicas de como fazer. Fiz em minha casa e funcionou muito bem. O custo fica em torno de R$ 400,00 / R$ 450,00 que é praticamente o que se gasta com os canos, juntas, joelhos, torneiras, boia, colas e um galão daqueles plásticos usados para azeitonas nos Supermercados (R$ 50,00)... Tem que ter paciência, tempo. disposição pra fazer e entender um pouco de como montar isso tudo. MAS vale a pena ver funcionando.

Ronei

Postar um comentário