Sua idéia vale AU$ 1 milhão

quarta-feira, agosto 11, 2010 Clovisnáilton

Ao lado de modelos, Dick Smith apresentou detalhes do prêmio.

Uma mala, outra de dinheiro e cinco deliciosas loiras. A foto acima foi tirada para promover a idéia da primeira mala, o bilionário australiano Dick Smith, que promete dar a grana para quem apresentar uma idéia para salvar o mundo, mas salvar o mundo DO CRESCIMENTO.

É uma tarefa hercúlea, com certeza. Imagino que é quase como tentar cortar uma ereção. Sim, tipo a Cléo Pires aparecendo para você, peladinha, toda querendo "nhanhar" e você, compromissado com sua namorada/noiva/esposa, tenta mostrar para a atriz global que está sem vontade, apontando o dedo indicador para o seu pau murcho, ou murcho-passando-para-o-duro, no momento que tenta bloquear os pensamentos mais libidinosos possíveis.

O mundo tá crescendo, e isso é fato. O mundo é como uma forma de bolo: tem seus limites. Se você acrescenta muito fermento na massa, o que acontece? Ora... o bolo transborda, cai massa no fundo do fogão, aquela massa queima, fede o forno todo e seu bolo, que antes tinha tudo para dar certo, vira uma verdadeira merda (dá para comer, mas é feio que dói). Nosso mundo está tipo este bolo, acredite. Em que século ou ano um cientista falou que a população cresce geometricamente, enquanto a produção de alimentos aritimeticamente? Sim... 1798, com Thomas Malthus. E de lá pra cá, que fizemos para tentar "controlar" nossa população? Pense... na China, um dos países mais populosos do mundo, só se pode ter um filho. Resultado? Aumento de aborto de fetos do sexo feminino e a população predominantemente do sexo masculino. Brasil? Para povoar a Amazônia e o resto dos estados? Lembra do Abono Família e Auxílio Natalidade? Nosso país adotou, nos idos de 1930, a prática da política demográfica natalista ou populacionista e deixou à cargo da própria consciência dos seus cidadãos, a quantidade de filhos que podem vir à ter. Trocando em miúdos, planejamento familiar é para poucos da classe média em diante... o resto beneficia-se dos "Bolsa Família", "Fome Zero" e por aí vai...

Mas o negócio é pensar MACRO. É pensar no MUNDO, para ganhar este UM MILHÃO DE DÓLARES AUSTRALIANOS (que equivalem à R$ 1,6 milhão). Como barrar ou controlar o crescimento mundial? Se você imaginar o planeta Terra com um ônibus com 60 cadeiras, pode até imaginar que já tem gente seguindo a viagem em pé! Neste ônibus tem gente rica, gente pobre, gente miserável. Tem também passageiros hindus, católicos, muçulmanos e de outras crenças. Tem gente gorda, gente desnutrida e gente com muita fome, quase morrendo. E por falar em morrer, tem gente com muita saúde e outros tantos moribundos. Temos caucasianos, afrodescendentes, asiáticos e etc. E o ônibus tá seguindo a jornada. Problema é que a cada parada, entra mais gente do que sai (Mortalidade X Natalidade) e o ônibus não está comportando mais. E pior: o motor do balaio tá dando sinal que tá falhando. Pra arregaçar mais, os passageiros ricos estão poluindo aquele espaço interno, temos muito conflito por conta dos bancos (tem gente que acha que a poltrona é dele, mas outros afirmam o contrário... dá-lhe, Gaza) e gente querendo enriquecer urânio, tem gente querendo tomar o controle do motorista e por aí vai. Uma verdadeira confusão e da vez mais gente entrando no ônibus.

E o Dick? O Dick quer sentar com alguém que lhe mostre como sair desta cilada.

E se a gente colocasse 1/2 da população em animação suspensa, fazendo um revezamento?
E se a gente colocasse grande parte da população numa espaçonave e mandasse ela para um novo planeta habitável?
E se a gente colocasse na cabeça da outra parte da população que continuaria aqui, os mais básicos conceitos de ecologia e de sustentabilidade?
E se a gente parasse de utilizar energia vinda do petróleo (poluente pra burro) e só usasse energia limpa?
E se parássemos de poluir o meio-ambiente?
E se a gente tomar conta que o bicho já está pegando?

Vou pensar num jeito de mandar minha mensagem para o Dick, nem que seja para parabenizar a idéia ou a escolha das 5 modelos. Gatas demais... uma do canto lembra muito a Paris Hilton e a do lado oposto, a Ana Hickmann.

0 comentários:

Postar um comentário