Propaganda em blog

sexta-feira, maio 21, 2010 Clovisnáilton


Eu já ouvi, ou li na internet, de blogueiros que conseguem tirar uma boa grana (de seus blog) através de publicidade. Como assim? Foi justamente esta pergunta que me fiz e passei a correr atrás da resposta. 

Primeiro o blogueiro teria que oferecer algo em troca, claro. E o que poderia ser? Ora, seu blog, seus pensamentos. Parti deste princípio e pensei: "eu ofereço isso para alguém?" A resposta foi um sim, um enorme SIM afirmativo de yes estampado nos meus neurônios. Tudo bem que é uma história de um personagem fictício que sonha em ganhar na loteria, mas mesmo assim é uma história. Tem conteúdo? Sim, o conteúdo principal é este desejo, insano, de se tornar um milionário da noite pro dia. A outra etapa foi acondicionar o blog ao exigido pela empresa da publicidade, a super-ultra-máster Gogle Adsense. Sou um ó em internet, juro, e perguntei (ou melhor, enchi muito o saco) de meus amigos para acertar uma coisa aqui, outra acolá no template. Deu certo, deu errado, fui eu mesmo selecionando as propagandas e deu no que deu. Fiquei lá, no antigo blog, um bom tempo sem mexer em nada. Depois, já com o blog novo, contei com a ajuda do meu web-desing Janderson, de Ituiutaba/MG, que montou a coisa toda que você está vendo (esta coisa fina no úrtimo, uai). Pronto... este é o espaço, este é o mural, este é o outdoor que aparece em seu visor, seja ele do notebook, do computador de casa, do seu Ipod Touch ou Iphone, do seu Smartphone ou do seu celular pobrinho.

E onde fica a publicidade nesta história? Fica aí, do lado! Como o blog versa sobre loteria, já reparei que em muitos casos a publicidade é voltada para jogos de cassino e coisas que o valha. Mas não sei se você percebeu, eu, vez em quando, mudo um pouco a linha de raciocínio do blog e comento coisas além da Mega-Sena, da Quina, da Dupla-Sena e da nossa nada fácil Lotofácil. Ah, aí que é bacana. Eu escrevo sobre uma viagem e aparece uma propaganda de uma pousada paradisíaca lá no norte/nordeste do país; eu falo sobre automóveis e aparece uma propaganda de uma concessionária super conceituada, alugando, por alguns centavos de dólar, este espaço; escrevo sobre qualquer coisa e o nosso sistema de propaganda mostra aquilo que é relacionado com a matéria. Você já percebeu isso? Eu já, e fiquei impressionado com a esperteza do sistema.

Propaganda em blog, se você reparar bem, é intimamente ligada ao texto, ao post, à alma e o espírito daquela página. É como aquela propaganda de brinquedos durante a TV Globinho ou Sábado Animado. É aquela propaganda da Gelol durante o programa de esporte. É aquilo que o empresário, fabricante do produto ou prestador do serviço, quer que o consumidor fique sabendo sobre o que está sendo ofertado.

O blog, como vitrine, é isso aí. Várias pessoas passam, olham, percebem a "propaganda", alguns perguntam o preço, outras não se interessam de entrar na loja e vão embora. Pode ser que no outro dia, esta mesma pessoa passe novamente, olhe com olhar distraído, vá embora ou, na melhor das hipóteses, quem sabe, entre para perguntar qualquer coisa, para apreciar o produto ofertado, para saber mais um pouco dele, do fabricante, do uso.

Aí é onde o dono da vitrine lucra "alugando" o espaço. Quanto? Pouco, muito pouco, mas isso não vem ao caso. A vitrine é desconhecida, por isso o dono perde o preço de barganha. Quanto se paga por clique numa propaganda em grandes sites? Fortunas! Impossível, quase impossível, não entrar (principalmente porque estas propagandas, vez em quando, aparecem como pop-ups e clicamos nela sem querer). E aqui? Aqui a propaganda é modesta, quase de boca-a-boca.

No fundo, gostaria de agradecer a você, que veio aqui durante estes 5 anos de blog, que olhou a vitrine, que viu a propaganda e que entrou para conferir os produtos anunciados, pela força. Estou quase recebendo meu primeiro cheque* do aluguel da loja...

* quem sabe, daqui a um ano!

0 comentários:

Postar um comentário