Raio cai 2 vezes no mesmo lugar?

quinta-feira, outubro 21, 2010 Clovisnáilton


Raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?
Desde pequeno ouvi falar que, se o raio caiu num lugar, não vai mais cair lá e, portanto, é um dos lugares mais seguros para se estar diante de uma tempestade.

Será verdade?

Conforme o site da Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, esta história que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é uma lenda. Não importa qual seja o local ele pode ser atingido repetidas vezes, durante uma tempestade. Isto acontece até com pessoas. O guarda florestal norte-americano Roy Sullivan foi atingido sete vezes durante sua vida. Sofreu pequenas queimaduras, contusões, tombos e roupas rasgadas. Hoje, aposentado, Roy mora numa casa reboque com um pára-raios em cada quina.

E a sorte? Sorte é como raio, a gente sabe que existe, podemos presenciar acontecendo bem à nossa frente e, o mais importante, é regido pelo acaso. 

Quem nunca soube da existência de ganhadores da loteria? Aquela cidade com pouco habitantes e, de repente, a notícia que saiu lá o prêmio aguardado por 120 milhões de brasileiros. De repente, seu vizinho desaparece com a família. Ou diante da entrevista do feliz ganhador na televisão, você tem a certeza que existem, sim, pessoas próximas a você que ganharam. Depois que montei o blog, já conheci muitos leitores que chegaram nos 5 pontos e um que conseguiu a façanha de ser um dos ganhadores da Mega-Sena. E da Lotofácil? Muitos também.

Quem nunca viu acontecendo um fato de sorte bem à sua frente, como aqueles ganhadores que seguiram o apelo da caixa da lotérica para jogar um bilhete e foram contemplados com milhões de reais? São muitas as histórias da sorte chegando, sem avisar, sem anunciar, distribuindo a alegria para o feliz (e sortudo) apostador.

E sobre o acaso? O que dizer do acaso nestes lances de sorte? Quem joga mais, usando a probabilidade, tem mais chances de ganhar. Mas sabemos que existem ganhadores que fizeram somente 1 cartão e... pimba! Acaso é isso, acaso é aquela lotérica que vendeu o bilhete premiado há seis anos atrás e depois, já em 2010, vendeu outro.

Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
Hélio Miranda, gerente da lotérica pé-quente, que sorteou R$ 45 milhões
num concurso da Mega e, depois de 6 anos, mais R$ 13 milhões em outro
Quem explica? Aqui na minha cidade, quando uma lotérica anuncia que lá foi vendido um bilhete premiado, é uma festa! Até eu faço meu jogo lá, se por acaso estou passando. Acaso é isso, eu passando pelo centro da cidade, vendo a faixa de todo tamanho "AQUI FOI VENDIDO O BILHETE DA MEGA-SENA ACUMULADA" e eu fazendo meu jogo. Sorte, acaso, perseverança, fé... tudo isso conta no final.

Tomara!

0 comentários:

Postar um comentário