FGTS: financiamento de carros novos

quarta-feira, setembro 22, 2010 Clovisnáilton


O Pelomenos (meu fusca velho, 1969, todo estropiado) estragou. Desta vez foi um problema no motor. Levei o carro (se é que podemos dizer que se trata de um carro) para o mecânico, que me enfiou a facada. Vou ter que, além de mexer no motor do automóvel, acertar uns negócios lá na direção e comprar algumas peças (como bobina, lona de freio e pistão, por exemplo) que estão com mau funcionamento.

Vocês, que lêem o blog, sabem que não tenho dinheiro. Vocês, que por aqui passam quase que diariamente no intuito de saber se eu finalmente ganhei na Mega-Sena ou não, sabem o quanto eu sofro no supermercado do Seu Barbosa. Vocês, que riem das minha peripécias financeiras, sabem o quanto eu suo  para no final do mês receber o restante do salário mínimo ao qual faço jus pelo meu esforço laboral. Vocês, que torcem por mim, são prova viva que eu luto, sim, todo santo dia, para almejar um lugar melhor ao sol, mesmo que seja um raiozinho sem graça para 'quentar o dedinho mindinho do pé. E agora... agora o Pelomenos praticamente fundiu o motor.

Retirada do blog www.paixaoporfusca.blogspot.com

E agora? O que vou fazer, sem dinheiro e sem carro? Vocês não sabem, gente, o valor do conserto! É dinheiro à dar com o pau! É praticamente 1/4 do valor venal do carro! Se eu deixo parado, o carro desvaloriza; se eu mando consertar, perco o dinheiro. E agora?

Agora eu precisava de um financiamento para adquirir um carro melhor. Mas com minha renda de assalariado? Para comprar um automóvel financiado, o ano do carro não pode ser inferior à 5 anos. 

CINCO ANOS!

Ou seja, eu teria que financiar um carro 2005, 1.000 cilindradas, que o ex-dono já, literalmente, MOEU! Aí eu iria pegar uma prestação de (ou em torno de) OITOCENTOS REAIS, ficar pagando um ano e, se não der azar, poderia vir à trocar alguma peça desgastada... e iria tomar no centro-do-tuím novamente!

Aí vem minha indignação! Porque, neste país, a porra do carro usado tem que ser tão caro assim? O carro usado devia ter um preço mais acessível, já que ele é USADO. O carái do carro, seja ele usado ou novo, deveria ser tratado aqui no Brasil como bem de USO E CONSUMO, não como BEM MATERIAL, aquele passível de valorização, de acréscimo ao patrimônio e o escambau à quatro. É de usar, gente! Igual papel higiênico: passou no cú, lixo! Aqui não! Aqui o cara já compra a porcaria do carro zero já pensando em quanto vai ganhar na hora da revenda. Às vezes faz um mal negócio dos infernos, mas só pensando no quanto vai ganhar na hora de trocar de carro, porque o próximo adquirente VAI QUERER um carro econômico, um carro de cor neutra e a puta-que-o-pariu-da-merda-de-tudo-que-é-neste-país! Eu já vi neguinho comprando carro MIL, em vez de um carro que tem mais luxo e conforto, porque o cara tava pensando na hora de vender o carro. Ué, como assim? É... o cara ficou 4 anos naquela peleja de andar na estrada devagar, quase engolido pelos caminhões que vem rasgando na traseira (aaai!) da gente porque? Porquê na hora da revenda, ele vai ganhar um troco à mais! 

Gente!

Gente...

GEEEEENTE...

Ir pegar uma estrada, daqui até Marataízes, num carro MIL, gastando os tubos de gasolina para tentar acompanhar tartaruga que tomou Viagra com Actívia, é vida? Quem é o burro?

Aí, aqui, o carro não é bem de consumo. Poderia ser. Teríamos uma venda muito maior de carros zero quilômetro. Teríamos mais segurança nas estradas, visto que os mulambos (como o meu) seriam abolidos.

Eu poderia bem usar meu FGTS para comprar um carro zero, hein? Única poupança que pobre tem é esta...

0 comentários:

Postar um comentário