Haiti

sexta-feira, janeiro 15, 2010 Clovisnáilton

Ontem eu passei o dia inteiro pensando na tragédia haitiana. Sério mesmo! Antes de vir para o supermercado, liguei a televisão e vi a apresentadora falando do terremoto e mostrando imagens daquele povo tão sofrido, agora tendo que lidar com mais uma catástrofe.


Como sofrem! Como estão sofrendo!






Vi um vídeo de uma câmera de segurança, que filmou o momento do tremor de terra e fiquei imaginando o terror que passaram os sobreviventes, a angústia dos feridos e soterrados, o desespero de quem está, de alguma forma, tendando ajudar outro companheiro em dificuldade, seja sobre os escombros, seja necessitando de cuidados médicos, seja aqueles com sede e fome. 


Nós já sabemos que o Haiti é o país mais pobre das Américas, que já passou por intervenção dos Estados Unidos, já foi ditadura militar e chegou ao cúmulo de ter imperador. Sempre nas mesmas condições de pobreza absoluta, de precariedade sanitária, falta total de infraestrutura e a mínima condição de sair do buraco, literalmente falando. 


Qual o futuro daquela nação? Qual o futuro daquelas crianças?


Li a pouco num jornal o relato de um jornalista que em 2004 foi para o Haiti a trabalho. Ele, no artigo, nos contou que as crianças chegavam perto deles colocando a mão na barriga, sinal de que estavam com fome, enquanto os mais velhos pediam de dinheiro à um trabalho. No Haiti 70% da população não tem emprego e 80% vivem na pobreza absoluta.


Como se salva um país neste grau degradante de pobreza? Injetando dinheiro? Perdoando dívidas? Só com ajuda humanitária?


Numa passada de olho na internet, vi uma reportagem  que o Canadá estuda possibilidade de facilitar imigração de haitianos. Acho isso ótimo e, numa boa, acho que esta é a solução para o Haiti: abandonar o país!


O governo do Haiti é fraco, incompetente em tentar tirar o país do estado (de desgraça) em que se encontra a muito tempo. Miséria por todo lado, falta total de esperança... e isso falando antes do terremoto desta terça-feira. E agora, pós-terremoto? O que antes era ruim, ficou pior, muito pior. Não acredito que, sozinho, o Haiti consiga se reconstruir. Dinheiro? Dinheiro agora não soluciona nada... há vidas para se salvar, há de se colocar nos olhos daquelas crianças que nasceram e viveram na pobreza extrema, um pouco de esperança no futuro.


O Brasil doou U$ 15 milhões para o Haiti. Como este dinheiro vai chegar à quem realmente necessita, só Deus sabe. Se passar nas mãos dos políticos (que obrigatoriamente vai acontecer), um bicho chamado CORRUPÇÃO há de comer boa parte desta verba para reconstrução do país. Sim, ou você acredita que não há corrupção num país que vive na mais profunda miséria? Será que os governantes ou os filhos deles, comem biscoitos feito barro, gordura animal e sal? Se o Lula tivesse convidado alguns milhares de haitianos para vir para o Brasil, quem sabe restaurar as estradas do Amazonas (tem estrada lá?) ou espalhar estes milhares por diversas cidades brasileiras, dando total apoio à adaptação social, seria mais jogo. O povo haitiano precisa, além de comida, água e remédios, de esperança. É com um pouco de esperança que renasce vontade de sonhar. É com esperança no futuro que trabalhamos para criar nossos filhos. É com esperança que damos nosso suor, dia após dia, na construção de um Estado Democrático de Direito, fazer valer nossos esforços para a continuidade da nossa existência em sociedade, dos Direitos Humanos e principalmente da dignidade da pessoa humana.


No Haiti não tem disso... ou tem? Caetano e Gil já parafrasearam que "o Haiti não é aqui", "pense no Haiti, rezem pelo Haiti".






Eles precisam agora, mais do que nunca, é de ESPERANÇA!










1 comentários:

Cleobergson disse...

Belo post!!!!A ajuda agora só pode ser dada pelo governo e pelos grandes milionarios.Nós pessoas comuns podemos apenas rezar pra que Deus tenha misericórdia dos haitianos.

Postar um comentário