Galo: 'puta véia' de Zona de Rebaixamento
Ninguém conhece mais de zona que o Galo. E estou falando da famigerada Zona de Rebaixamento do Brasileirão. No ano passado, das 38 rodadas, o time ficou 25 lá, salvando-se somente na última, na rabeira e este ano a história se repete. Infelizmente.
O Galo é calejado com zona. Ontem, após a vitória de 2X1 contra o poderoso Santos de Neymar, Borges, Muricy & Cia, fizemos 30 pontos e colamos no 16º colocado, o arquirrival Cruzeiro, que está empacado com 31 tentos.
O Galo é freguês da zona de rebaixamento do Brasileirão. Aprendemos, sofremos, choramos, caímos uma vez, levantamos a poeira, quase capotamos, sofremos novamente, achamos uma vez que era 'a nossa vez' e estamos de novo figurando entre os que tem maiores chances de voltar para a Série B. Para o Galo, que entra campeonato brasileiro e sai campeonato brasileiro, só joga para disputar os melhores lugares entre os que não vão cair, este impasse é uma marolinha, como diria nosso ilustre ex-presidente da República. E é aí que o Clube Atlético Mineiro ganha dos times que estão logo acima, por conta da experiência!
A próxima 30ª rodada do campeonato tem tudo para ser decisiva para os times que estão ameaçados. Bahia tem 10%, Ceará tem 26%, Cruzeiro tem 38%, Galo tem 57%, Atlético Paranaense tem 80%, Avaí tem 91% e América Mineiro tem 98%. O Coritiba recebe o time baiano no Couto Pereira, estádio onde dificilmente perde. O Vovô recebe o Flamengo, que tem esperanças ainda no campeonato e dificilmente perderá, mesmo jogando na casa do Ceará. O Figueirense recebe o América/MG e, pelo jeito, deve fazer o dever de casa no Orlando Scarpelli. No Beira Rio, o Internacional recebe o Avaí e imagina o que pode acontecer? Se o Avaí ganha, vai à 29; se perder, continua no martírio, aumentando bastante a chance de descenso. No Engenhão, o Botafogo tem tudo para destroçar o Atlético Paranaense, primeiro porque o time carioca hoje, com um jogo à menos que todo mundo (vai jogar contra o Santos, que não caga nem sai da moita neste campeonato) e é o virtual líder do Brasileirão. Mas se o time do Paulo Bayer ganhar, ele vai à 31 pontos e continua na briga. O Galo também vai à casa do Vasco tentar uma vitória para alcançar 33 pontos e o Cruzeiro recebe o Corinthians, na Arena do Jacaré, visando logicamente a vitória e, consequentemente, marcar 34 pontos.
Quem tem mais chance? O Galo, puta velha na história de zona de rebaixamento, que vem de uma vitória sobre o Santos, ou o Cruzeiro, que empatou com o Bahia num jogo sem gols e sem emoção? O Galo e seus jogadores, que já estão psicologicamente estruturados e focados para sair da Z4 ou o Cruzeiro, que antes apelidado de 'Barcelona das Américas', com um time mediano, vivenciando uma troca de diretoria e já assustados com a cobrança da torcida que parece não crer que um time, considerado o melhor dos melhores, está à um passo da Série B?
Eu aposto no Galo, que conhece a Zona de Rebaixamento como ninguém desde que inventaram este lance de pontos corridos, mesmo sabendo das limitações, do fraco futebol, do azar e da cabeça de burro enterrada no CT de Vespasiano.
0 comentários:
Postar um comentário