O curioso caso do biscoito da sorte de Recife e a Mega-Sena concurso 529 de 14/01/2004

terça-feira, dezembro 01, 2015 Clovisnáilton

Esta eu fiquei sabendo a pouco.

Eu estava numa casa lotérica, aqui na minha cidade, e conversando com um senhor distinto na fila sobre a Mega-Sena e ele me contou uma história.

Assim que cheguei no Supermercado do Seu Barbosa, corri para a contabilidade e acessei o computador de lá para pesquisar, primeiro no site da Caixa (baixei todos os resultados da Mega-Sena, um aquivo ZIP), encontrei o número do concurso e, depois de nova pesquisa no Google, achei estas reportagens:

Biscoito da sorte chinês causa recorde de ganhadores na Mega-Sena. 26/03/2004

No início do ano, um novo recorde foi quebrado na Mega-Sena. No concurso 529, realizado no dia 14 de janeiro, 15 apostadores – todos do Nordeste – acertaram as seis dezenas da modalidade. O recorde anterior era de cinco ganhadores em apenas um concurso. A coincidência desafiava as probabilidades. Com uma aposta simples, a chance de acertar os seis números de um concurso da Mega-Sena é de uma em cinqüenta milhões. A concentração de ganhadores em uma única região tornava o fato ainda mais inusitado.A única possibilidade para tamanha coincidência era a existência de um fato que estimulasse vários apostadores do Nordeste a jogar a seqüência premiada: 01-13-33-38-45-56. Para descobrir o que poderia ter motivado o recorde, a CAIXA começou uma pesquisa entre os premiados. E o resultado não demorou. A maioria dos ganhadores que aceitou participar da pesquisa afirmou ter marcado nos volantes os números impressos nos papeizinhos que acompanham biscoitos da sorte fornecidos em restaurantes de comida chinesa.
A CAIXA descobriu que muitos dos restaurantes citados pelos ganhadores eram da rede Chinatown que, entre lojas próprias e franquias, conta com 20 estabelecimentos no Nordeste.  A fábrica dos biscoitos é da própria rede e fornece os brindes para outros 30 restaurantes chineses da região. No total, os biscoitos com os números da sorte podem ser encontrados em sete estados: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.
Segundo o dono da rede de restaurantes e da fábrica de biscoitos, Fong Yu, a máquina que produz as tiras de papel gera, ao todo, 171 combinações de números que são impressas desde 1996. Nesse período, a fábrica, que vende 270 mil biscoitos por mês, já colocou no mercado mais de 29 milhões de biscoitinhos. Com isso é possível afirmar que cerca de 169,5 mil pessoas receberam os biscoitos com a seqüência vencedora do concurso 529. 

Biscoito da sorte chinês ajuda pelo menos 8 a acertar na Mega Sena

IVONE PORTES
da Folha Online

O biscoito da sorte chinês ajudou pelo menos oito moradores da região Nordeste a acertar as seis dezenas do concurso 529 da Mega Sena, realizado no dia 14 de janeiro deste ano.

A conclusão é da própria CEF (Caixa Econômica Federal), que resolveu investigar os ganhadores depois que 15 pessoas da região acertaram o mesmo concurso da Mega Sena.

Alguns apostadores ainda não foram localizados, mas os oito ouvidos pela Caixa disseram ter marcado nos volantes os números que estavam impressos nos papéis que acompanham os biscoitos da sorte fornecidos em restaurantes chineses.

Dos 15 ganhadores, cinco eram de Pernambuco, três da Paraíba, dois do Piauí, dois do Rio Grande do Norte, dois do Ceará e um da Bahia. O prêmio para cada um deles foi de R$ 348.732,75. Os números sorteados foram 01, 13, 33, 38, 45 e 56.

Toni Pires/Folha Imagem
Biscoito da sorte é tradicional brinde de comida chinesa
A Caixa descobriu que os números apareceram em biscoitos da sorte de uma rede de restaurante chinês que, entre lojas próprias e franquias, conta com 20 estabelecimentos no Nordeste. A fábrica de biscoitos é da própria rede e fornece os brindes para outros 30 restaurantes chineses na região.

No total, segundo apurou a Caixa, os biscoitos com os números da sorte podem ser encontrados em sete Estados: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. A Caixa constatou ainda que esses biscoitos já chegaram a ser comercializados até em uma rede de supermercados, a Bom Preço.

O dono da rede de restaurantes e da fábrica de biscoitos, Fong Yu, informou para a instituição que a máquina que produz as tiras de papel gera, ao todo, 171 combinações de números.

Além disso, de acordo com ele, estas mesmas 171 combinações são impressas desde 1996. Neste período, a fábrica, que vende 270 mil biscoitos por mês, já colocou no mercado mais de 29 milhões de biscoitinhos.

A Caixa calcula que cerca de 169,5 mil pessoas já receberam os biscoitos com a seqüência vencedora do concurso 529.

A máquina que gera as seqüências e as frases impressas nas tirinhas de papel foi criada por um coreano nos Estados Unidos e tem o nome comercial de Fortune Cook Machine. As frases e os números são escolhidos aleatoriamente, por isso nem sempre as mesmas frases vêm acompanhadas dos mesmos números.

Uma das tirinhas da sorte mostrada à Caixa trazia a seguinte frase: "Este será o último ano em que terá alguma agrura financeira".

Fonte: Folha OnLine

0 comentários:

Postar um comentário