“The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”

quarta-feira, janeiro 16, 2013 Clovisnáilton


Há muito, muito tempo atrás eu conversava com um... internauta que utilizava o nick de Ziggy Stardust. Perguntei o porque do nome e ele falou: "Bowie, David Bowie". 


A internet engatinhava, não tínhamos nem Google, nem YouTube, nem Wikipédia, nem Kazaa... mas tínhamos o "Cadê". Pesquisei, acho que encontrei algumas coisas e ficou por isso mesmo.

Alguns anos atrás, numa de minhas procuras por sons, baixei o Ziggy Stardust. Baixei, ouvi, gostei, pesquisei mais.



O David Bowie era muito, mas muito inteligente. Criou o personagem Ziggy Stardust e montou um Lp contando a história deste alienígena que vem ao nosso planeta passar mensagens de esperança nos seus últimos cinco anos de existência, porque a Terra iria acabar por falta de recursos naturais.


E a história? Ora... para te ajudar, meu amigo, tenho aqui o link do KAT para você baixar seu torrent e, abaixo, a tradução sequencial das letras deste gênio andrógino do Rock'n'roll.


Cinco Anos

Se acotovelando na praça do mercado,
Tantas mães chorando
As notícias acabavam de chegar,
Restavam cinco anos para suspirarmos

O repórter enxugou as lágrimas quando falou,
Que a terra estava mesmo morrendo
Chorou tanto que seu rosto estava molhado,
Então eu soube que ele não estava mentindo

Eu ouvi telefones, opera, melodias favoritas
Eu vi meninos, brinquedos, ferros elétricos e TVs
Meu cérebro doía como um armazém
Que não tinha espaço vago
Eu tive que espremer tantas coisas
Para caber tudo lá dentro
E todas as pessoas magras-gordas, e todas as pessoas altas-baixas
E todos os Joões-ninguém e todos os Joões-alguém
Eu nunca pensei que precisaria de tanta gente

Uma garota da minha idade saiu de si,
Agrediu algumas crianças pequenas
Se o "negrão" não a empurrasse,
Eu acho que ela as teria matado

Um soldado com um braço quebrado,
Olhava fixamente para as rodas de um Cadillac
Um policial ajoelhou e beijou os pés de um padre,
E uma bicha vomitou ao ver aquilo
Eu acho que te vi numa sorveteria,
Tomando milkshakes grandes e gelados
Sorrindo e acenando, parecendo tão bem,
Não acho que você soubesse que estava nesta minha música

E estava frio e choveu então eu me senti como um ator
E eu pensei em minha mãe, e queria voltar pra lá
Sua face, sua raça, seu jeito de falar
Eu te beijo, você é linda, eu quero andar com você

Temos cinco anos, esfregados na minha cara
Cinco anos, que surpresa!
Temos cinco anos, minha cabeça dói muito
Cinco anos, é tudo o que temos

Amor da Alma

Amor de pedra - ela se ajoelha diante do túmulo
Um filho bravo - que sacrificou a própria vida para ver a frase
Que vaga indecisa entre a lápide e os olhos dela
Para eles adentrarem a angústia dela.

Novo amor - um rapaz e uma moça, eles estão falando
Novas palavras - que só eles podem compartilhar em
Novas palavras - um amor tão forte que dilacera seus corações
Para dormir - através das horas efêmeras da manhã.
O amor é negligente nas suas escolhas - se alastrando, passar por um bebê
O amor descende daqueles que são vulneráveis
O amor idiota irá reluzir a fusão
Inspirações, eu não tenho nenhuma - apenas tocar a pomba flamejante
Tudo o que eu tenho é o meu amor por amor - e amor não é amor.

Amor da alma - o padre que prova a palavra e
Fala do amor - e como meu Deus no alto está
Todo o amor - alcançando minha solidão se expande
Pela cegueira que se abate sobre ele.

O amor é negligente nas suas escolhas - se alastrando, passar por um bebê
O amor descende daqueles que são vulneráveis
O amor idiota irá reluzir a fusão
Inspirações, eu não tenho nenhuma - apenas tocar a pomba flamejante
Tudo o que eu tenho é o meu amor por amor - e amor não é amor.

Sonho Lunar

Eu sou um crocodilo, eu sou mamãe-papai que vem para você
Eu sou o invasor do espaço, eu sou uma vadia do rock pra você
Mantenha sua boca fechada, você está gritando como um pássaro de macaco rosa
E eu estou estourando para cima meus cérebros para as palavras

Mantenha seu olho elétrico em mim, baby
Ponha sua arma de raio a minha cabeça
Aperte sua face espacial perto da minha, amor,
Se apavore em uma "alucinação", oh yeah!

Não finja baby, ponha a real coisa em mim
A igreja do homem, amor
é tal um lugar santo para ser
Me faça mimar, me faça realmente saber que você se preocupa
Me faça pular para dentro do ar

Mantenha seu olho elétrico em mim, baby
Ponha sua arma de raio a minha cabeça
Aperte sua face espacial perto da minha, amor
Se apavore em uma "alucinação", oh yeah!

Se apavore, longe fora, em fora

Homem Das Estrelas

Não sabia que horas eram
A visibilidade era pouca
Inclinei-me sobre meu rádio
Um gato estendeu-se no chão
"Um rock'n roll cheio de alma(soul)", ele disse
Então a barulheira pareceu diminuir
Voltando como uma lenta voz sobre uma onda
E não era um DJ tocando um jive cósmico

Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele gostaria de vir e encontrar-nos
Mas ele pensa que explodirá nossas mentes
Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele disse para não explodirmos
Porque ele sabe que tudo vale a pena
Ele disse-me
Deixem as crianças perderem o controle
Deixem as crianças aproveitarem
Deixem todas as crianças tocarem (boogie)

Eu tinha que ligar para alguém e por isso estou lhe incomodando
Ei! Está tão longe e você o ouve também!
Ligue a TV, nós podemos pegar ele no canal dois
Veja sua janela, eu posso ver sua luz
Se nós conseguirmos brilhar ele poderá aterrisar à noite
Não conte ao seu pai ou ele irá trancar-nos por medo

Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele gostaria de vir e encontrar-nos
Mas ele pensa que explodirá nossas mentes
Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele disse para não explodirmos
Porque ele sabe que tudo vale a pena
Ele disse-me
Deixem as crianças perderem o controle
Deixem as crianças aproveitarem
Deixem todas as crianças tocarem (boogie)

Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele gostaria de vir e encontrar-nos
Mas ele pensa que explodirá nossas mentes
Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele disse para não explodirmos
Porque ele sabe que tudo vale a pena
Ele disse-me
Deixem as crianças perderem o controle
Deixem as crianças aproveitarem
Deixem todas as crianças tocarem (boogie)

Não É Fácil

Quando você sube até o topo da montanha
Olha para o mar
Pensa sobre os lugares que talvez, em que um jovem pode ser
Então você salta de volta para os telhados
Olha sobre a cidade
Pense em todas as coisas estranhas que circulam em volta

Não é fácil, não é fácil
Não é fácil chegar ao céu quando você está perecendo

Bem, todas as pessoas têm os seus problemas
Isso não é nada de novo
Com a ajuda do bom Deus
Todos nós podemos passar por isso
Todos nós podemos passar por isso
Chegue lá no final
Às vezes, isso vai te levar para cima e às vezes para baixo outra vez

Não é fácil, não é fácil
Não é fácil chegar ao céu quando você está perecendo

Satisfação, satisfação
Mantenha-me satisfeito
Eu tenho o amor de uma mulher Hoochie Koochie
Ela chama de dentro
Ela é uma chamada de dentro
Tentando chegar até você
Tudo que a mulher realmente quer que você pode dar a ela alguma coisa também

Não é fácil, não é fácil
Não é fácil chegar ao céu quando você está perecendo

Não é fácil, não é fácil

Lady Stardust

Pessoas olharam para a maquiagem em sua face
Riram de seus longos cabelos negros, sua graça animal
O garoto em jeans azul brilhante
Pulou no palco
E Lady Stardust cantou suas canções
De escuridão e desonra

REFRÃO
E ele estava bem, a banda toda estava
Sim ele estava bem, a canção veio para o sempre
E ele estava horrivelmente amável
Realmente quase sem palavras (segunda vez: realmente quase um paraíso)
E ele cantou a noite toda

Fêmeas fatais emergiram das sombras
Para assistir a presença agradável dessa criatura
Garotos ficaram sobre as cadeiras
Para fazer seus pontos de vista
Eu sorri tristemente para um amor que eu não posso obedecer
E Lady Stardust cantou suas canções
De escuridão e desânimo

REFRÃO

Oh como eu suspirei quando eles perguntaram se eu sabia seu nome

REFRÃO

Estrela

Tony foi a uma briga em Belfast
Rudi ficou em casa para morrer de fome
Eu poderia fazer isso tudo valer a pena como uma estrela do Rock & Roll
Bevan tentou mudar a nação
Sonny queria mudar o mundo, bom ele pode te contar que realmente
tentou

Eu poderia fazer uma transformação como uma estrela do Rock & Roll
Tão excitante - Tão atraente para tocar a parte
Eu poderia tocar a mutação selvagem como uma estrela de Rock & Roll!
Consiguir isso tudo!
Yeah!

Eu poderia fazer alguma coisa com o dinheiro.
Eu estou tão encrencado com as coisas, como elas são.
Eu mandaria uma foto para minha namorada, e eu voltaria como uma
super estrela regular

Eu poderia dormir a noite como uma estrela de Rock & Roll
Eu poderia me apaixonar como uma estrela do Rock & Roll

Eu poderia fazer uma transformação como uma estrela do Rock & Roll
Tão excitante - Tão atraente para tocar a parte
Eu poderia tocar a mutação selvagem como uma estrela de Rock & Roll!
Consiguir isso tudo!
Yeah!

Eu poderia fazer alguma coisa com o dinheiro.
Eu estou tão encrencado com as coisas, como elas são.
Eu mandaria uma foto para minha namorada, e eu voltaria como uma
super estrela regular

Eu poderia dormir a noite como uma estrela de Rock & Roll
Eu poderia me apaixonar como uma estrela do Rock & Roll

Estrela do Rock & Roll
Estrela do Rock & Roll
Bam bom bam
Me olhe agora

Agarrar Em Você Mesmo

Ooo, ela é difícil de repetir, ela virá ao show está noite
Rezando pela máquina da luz
Ela quer meu amor, não meu dinheiro, ela é uma colecionadora
Lançando sonhos elétricos

Oh, vamos lá, oh, vamos lá
Temos uma coisa boa acontecendo
Vamos lá, vamos lá
Se acha que vamos conseguir, é melhor se agarrar em você mesmo

Agora nós não dançamos muito, nós apenas enrolamos e jogamos
Mas então nos movemos como tigres na vaselina
Sabe que a amargura aparece mais numa guitarra roubada
Você é a abençoada, nós somos As Aranhas de Marte

Vamos lá, vamos lá
Temos uma coisa boa acontecendo
Vamos lá, vamos lá
Se acha que vamos conseguir, é melhor se agarrar em você mesmo

Vamos lá, oh

Vamos lá, oh

Vamos lá, vamos lá
Temos uma coisa boa acontecendo
Vamos lá, vamos lá
Se acha que vamos conseguir, é melhor se agarrar em você mesmo

Vamos lá, vamos lá
Temos uma coisa boa acontecendo
Vamos lá, vamos lá
Se acha que vamos conseguir, é melhor se agarrar em você mesmo

Vamos lá, ah, vamos lá, ah
Vamos lá, ah, vamos lá, ah
Vamos lá, ah, vamos lá, ah

Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah
Vamos lá, ah

Ziggy Poeira Estelar

Ziggy tocava guitarra,
Improvisando com Esquisito e Gilly
E As Aranhas de Marte
Ele tocava com mão esquerda
Mas foi muito além
Tornou-se um homem especial
Então éramos a banda de ziggy

Ziggy realmente cantava
Revirando os olhos e desmanchando o penteado
Como um gato do japão
Ele podia derrotá-los pelo sorriso
Ele podia deixá-los pra girar
Um homem tão carregado
Indeciso e sem bronzeado

Então onde estavam as aranhas enquanto
Enquanto a mosca tentava acabar com nossa coragem?
Apenas o luminoso da cerveja a nos guiar
Então reclamamos de seus fãs
E devíamos esmagar sua doces mãos?

Ziggy tocou muito tempo
Nos dizendo que éramos vudus
A molecada era grosseira
Ele era o máximo
Com o traseiro que Deus lhe deu
Ele levou tudo muito a sério, mas
Garoto, ele podia tocar guitarra

Fazendo amor com seu ego
Ziggy chupou sua mente
Como um Messias leproso
Quando os garotos mataram o homem
Eu tive que acabar com a banda

Ziggy tocava guitarra

Cidade de Suffragette

(Hey, cara)
Oh, me deixe sozinho, você sabe
(Hey, cara)
Oh, Henry, saia do telefone, tenho que
(Hey, cara)
Eu tenho que arrumar o meu rosto
Esta coxa madura de galinha tira minha coluna do lugar

(Hey, cara)
Meus tempos de escola insano
(Hey, cara)
Meu trabalho pelo ralo
(Hey, cara)
Bem, ela é uma total blam blam-
Ela disse que tinha que apertá-lo, mas ela ... e ela...

Oh, não confie em mim cara, porque você não pode pagar o bilhete
Estou de volta na Cidade de Suffragette
Oh, não confie em mim cara, porque você não tem tempo para verificá-lo
Você sabe, minha Cidade de Suffragette

Está fora de vista, ela está bem

(Hey cara)
Henry, não seja indelicado, vá embora
(Hey cara)
Eu não consigo tirar você desta vez, de jeito nenhum
(Hey man)
Droogie não ficar aqui
Há apenas espaço para um e lá vem ela, lá vem ela

Oh, não confie em mim cara, porque você não pode pagar o bilhete
Estou de volta na Cidade de Suffragette
Oh, não confie em mim cara, porque você não tem tempo para verificá-lo
Você sabe, minha Cidade de Suffragette

Está fora de vista, ela está bem

Oh, me acertou

Oh, não confia em mim cara, porque você não pode pagar o bilhete
Estou de volta na Cidade de Suffragette
Oh, não confia em mim cara, porque você não tem tempo para verificá-lo
Você sabe, minha Cidade de Suffragette

Não confie em mim cara, porque você não pode pagar o bilhete
Estou de volta na Cidade de Suffragette
Oh, não confie em mim cara, porque você não tem tempo para verificá-lo
Você sabe, minha Cidade de Suffragette

Está fora de vista, wah, ela está bem

Cidade de Suffragette
Minha Cidade de Suffragette
Estou de volta na Cidade de Suffragette
Estou de volta na Cidade de Suffragette , ooo

Minha Cidade de Suffragette, ooo
Minha Cidade de Suffragette , hoo, ha
Minha Cidade de Suffragette , hoo,ha
Suffragette

Ah, wham bam, obrigado, mamãe

Minha Cidade de Suffragette
Minha Cidade de Suffragette, está bem
Minha Cidade de Suffragette, tão bem
Minha Cidade de Suffragette

Oh, minha Cidade de Suffragette
Oh, minha Cidade de Suffragette
Oh, minha Cidade de Suffragette
Oh, Suffragette

Suffragette

Suicida do Rock

O tempo apanha um cigarro, coloca-o na sua boca
Você prende com seu dedo e outro dedo, e aí está seu cigarro
As paredes estão chamando, se demoram, mas você logo esquece
Ohhh, você é um suicida do rock

Você é velho demais pra isso, jovem demais para escolher isso
E o relógio espera tão pacientemente na sua canção
Você passa por um café mas você não come quando se vive muito
Oh não, não, não, você é um suicida do rock

Os freios do Chevrolet estão rosnando enquanto você tropeça pela estrada
Mas o dia nasce e você corre pra casa
Não deixe a luz do sol arruinar sua sombra
Não deixe o leite derramado guiar sua mente
Eles são tão naturais - religiosamente cruéis

Oh não, amor! você não esta só
Você está se observando de forma tão injusta
Sua cabeça está confusa, mas se eu pudesse fazer você se importar
Oh não, amor! você não está só
Não importa o que ou quem você tem sido
Não importa quando ou onde você tem visto
Todas as facas parecem dilacerar seu cérebro
Eu tive minha cota, agora vou te ajudar contra a dor
Você não está só!

Apenas apoia-se em mim e você não está sozinha
Apenas me dê sua mão pois você é maravilhosa/o
Me dê sua mão porque você é maravilhosa/o
Me dê sua mão porque você é maravilhosa/o
Me dê sua mão.

0 comentários:

Postar um comentário