Saiba declarar prêmios de loteria e outros sorteios no IR 2012

quarta-feira, abril 04, 2012 Clovisnáilton

Para declarar no Imposto de Renda prêmios ganhos em loterias e outros sorteios você deve informar o valor do rendimento no campo de tributação exclusiva na fonte.

É que, neste caso, o realizador do sorteio será responsável pelo pagamento do imposto, ou seja, você recebe o dinheiro líquido de IR. Vale lembrar que, pelo fato de o imposto ser tributado pela fonte, você não poderá abater este valor da sua declaração, já que o dinheiro não saiu do seu bolso.

Prêmio sofre tributação exclusiva
Caso o valor do prêmio, que pode ser considerado um bem, for superior a R$ 5 mil, deverá ser incluído na declaração como um bem. Assim, na tabela de bens e direitos, declare o "prêmio" e utilize o campo de discriminação para incluir detalhes como data do sorteio, responsáveis pelo evento, número do documento que acompanha o bem etc.

Agora, se o valor do prêmio for inferior a R$ 5 mil, não será necessário declará-lo como um bem. Mas isso não significa que o valor não será declarado. Nesse caso, ele será incluído como rendimento. Simplificando, se você ganhou um aparelho de som de R$ 1,5 mil, não precisa declará-lo como um bem, já que o valor está abaixo dos R$ 5 mil, mas deve incluí-lo como rendimento sujeito à tributação exclusiva na fonte.

Para evitar confusão, é importante lembrar que o valor que deve ser declarado é aquele que consta na nota fiscal que acompanha o produto recebido a título de prêmio.


'via Blog this'

Dona Cotinha, minha mãe, certa vez me disse que o sonho dela é me ver fazendo meu imposto de renda. Aí o governo lançou aquele negócio de pagar para se declarar como isento, lembra? Acho que era R$ 0,25 nas lotéricas e eu fiz a minha declaração e mostrei para ela. Dona Cotinha, sempre antenada, falou que queria ver minha declaração não como isento, mas como contribuinte efetivo, ou seja, que eu declarasse e pagasse o Imposto de Renda. 


Olha o sonho dela: eu, sendo trabalhador, e pagando IR. No frigir dos ovos, ela me queria bem, queria que eu estivesse na faixa dos brasileiros que realmente tem renda, não só aqueles que batalham 30 ou 31 dias da semana para comer e viver. 


Eu acho que, se Deus quiser, vou dar esta esperança para minha mãe, seja um dia eu trabalhando e ganhando muita grana com meu esforço ou, quem sabe, declarando um belo de um prêmio no Imposto de Renda.


Deus é pai...

0 comentários:

Postar um comentário